7 formas criativas de arrecadar dinheiro para a formatura.
Passar anos da sua vida se capacitando para ser um profissional de alguma área não é uma missão fácil. Por isso, toda comemoração é válida quando o assunto é formatura.
Apesar do alto custo, fazer a tão sonhada festa de formatura não é impossível. Entretanto, só consegue chegar lá quem se programa com antecedência.
Veja agora 7 formas para arrecadar dinheiro para sua formatura!
O que fazer para arrecadar dinheiro para formatura?
1. Personalize e venda produtos com o nome do curso
Para conseguir dinheiro para a formatura, os formandos podem vender brindes personalizados com o nome do curso, como: camisetas; canecas; chaveiros; chinelos e outros.
Para que a organização seja justa, o ideal é estabelecer uma mesma meta de venda para cada aluno.
Esse tipo de investimento não costuma falhar e pode chegar a gerar lucro acima de 100%.
2. Realize uma ação entre amigos (rifa)
Fazer uma ação entre amigos é um boa forma de conseguir um bom lucro. Entretanto, boa parte das pessoas não gostam de comprar rifas, seja porque não acreditam na sorte ou simplesmente porque não querem gastar dinheiro.
Isso exigirá muito esforço por parte dos formandos que irão vendê-las. Afinal, será preciso insistir muito para conseguir alcançar a meta.
3. Consiga patrocinadores
Conseguir patrocinadores ou “padrinhos” da turma também é uma forma de abater o custo da formatura.
Antes de sair pedindo patrocínio para qualquer empresa é preciso:
fazer uma lista com contatos de empresas e pessoas que costumam patrocinar formaturas ou eventos relacionados;
com a lista em mãos, pesquise por cada patrocinador em potencial e identifique pontos que possam ser favoráveis para justificar o recebimento de um patrocínio; faça um “mídia kit” e mostre onde a marca da empresa poderá aparecer, e quanto cada aparição custará.
por último, entre em contato com eles e faça sua proposta.
4. Organize eventos
Você é bom em organizar festas e eventos? Caso seja, há grandes chances de conseguir arrecadar um bom dinheiro para as comemorações de final de curso.
Muitos cursos possuem eventos semestrais ou anuais, organizados por um determinado período letivo. Esses eventos servem para arrecadar fundos para a formatura daquela turma. Se o seu curso ainda não tem um evento do tipo, que tal criá-lo? Você pode ser a responsável por criar o “Primeiro grande churrasco do curso X”, ou “Primeira festa a fantasia geral”, com potencial para virar tradição.
Não se esqueça de que é preciso fazer um planejamento impecável e acompanhar todas as etapas que envolvem a organização de um evento.
Lembre-se também de garantir que a divulgação do seu evento será efetiva. Não adianta gastar tempo e dinheiro organizando um evento que não terá ingressos vendidos.
5. Crie uma vaquinha online
Você provavelmente já deve ter se deparado com algum pedido de contribuição para um financiamento coletivo, ou vaquinha online. Caso ainda não conheça, saiba que várias pessoas já conseguiram arrecadar uma boa quantia em dinheiro utilizando esse tipo de plataforma.
Uma grande vantagem da vaquinha online é a atualização dos valores em tempo real. Isso faz com que o doador se sinta mais seguro, aumentando a credibilidade do seu projeto.
Além disso, criar uma campanha é bem fácil. Você se cadastra na plataforma, cria um novo projeto e estipula uma meta de valor.
Em algumas plataformas ainda há possibilidade de criar um valor padrão para cada doação ou permitir que o doador estipule o valor que quiser.
6. Ofereça brindes e benefícios aos colaboradores
Já pensou em oferecer brindes e benefícios aos colaboradores do seu projeto?
Por exemplo: liberar 2 horas de open bar para os alunos que, além de comprarem um ingresso para a festa da sua turma, fizerem uma doação?
As possibilidades são inúmeras. Se você e sua turma forem criativos, certamente receberão muitas doações.
7. Considere comprar um Título de Capitalização
Quando a turma não se interessa em promover nenhuma dessas ações que vimos, muita gente acaba recorrendo a outras soluções para conseguir o próprio dinheiro para a formatura. Por isso é tão importante começar a poupar o quanto antes.
Uma dessas soluções é o título de capitalização.
Através dele, o aluno consegue criar uma reserva financeira programada enquanto participa de sorteios durante toda a vigência do título.
Além disso, quando o aluno resgata todo o dinheiro acumulado ao final da vigência, o valor é corrigido pela TR.
Por isso a capitalização acaba sendo mais vantajosa do que os próprios planos oferecidos pelas empresas que organizam cerimônias.
É bem melhor juntar um valor que irá ser corrigido, concorrer a prêmios que podem multiplicar o valor da sua reserva e pagar a formatura à vista e sem juros.